Getting Things Done – GTD

GTD

Vou criar esta página separa para discutirmos assuntos referentes ao GTD – Getting Things Done – Um método de organização pessoal desenvolvido por um consultor americano chamado david Allen e seus conceitos podem ser encontrados no seu livro Getting Things Done ou A arte de fazer acontecer.

Para começar vou dar uma descrição do meu modo de trabalho no GTD. Uma nota: “O GTD é um método que permite que seja adaptado para o seu modo de trabalho e seus ajustes pessoais, assim, alguém pode descordar de meus método de organizar o GTD e estou sempre esperando sugestões e críticas.”

Bom, a imagem acima mostra as ferramentas que uso para as minhas atividades diárias e são estas que uso para o meu modelo GTD, ainda falta criar os arquivos de registro – 43 folders, que não sei se vou usar. Nesta imagem esta o meu notebook um PowerBook G4, o meu Treo 650 com o fone Bluetooth, uma maravilha para usar com o celular e o com o skype, facilita bastante quendo vc tem que falar com as pessoas e usar as informações do Treo. Um caderno com capa de couro e papel perfurado em dois pontos, o que me permite sempre trocar o refil, agora é meu cadernos de anotações e serve com um dos meus ‘Inbox’. O livro do David Allen em português, já terminei o inglês e estou lendo em português, até agora tudo igual, canetas, lapiseira, borracha, estiquetas coloridas e as pastas num total de 9 que estão divididas em assuntos como ‘Ler depois’, ‘Arquivar’, ‘Coisas a resolver’, ‘Coisas para ler’, ‘Fazer pagamentos’ e outras neste estilo.

Bom, adotei como meu ‘Inbox’ o meu notebook, utilizo o próprio programa do mac o iCal, o meu caderno da Papel Craft e o meu Treo E71 e ainda o uso de um software para Mac OS X chamado iGTD. Você pode estar se perguntando: “Porquê tudo isso ?”.

Vou tentar explicar. O meu notebook sempre esta comigo, é meu sistema de computador principal e único, assim, sempre tenho a oportunidade de anotar as coisas que me vem a cabeça nele. O Treo também sempre esta comigo e sempre é uma ótima opção para anotações rápidas e verificar atividades, compromissos e contatos. Mas, até agora não consegui substituir o bom e velho caderno com lápis, ou lapiseira. Tudo esta sincronizado nos três, e tudo pode ser usado independente.

No meu caderno só tem duas divisões, a de ‘notes’ onde coloco idéias, projetos, informações das mais diversas e até comentários que tenho que fazer sobre alguma coisa, já tentei substituir o caderno e só usar o Treo e o Notebook mas tem certas coisas que ‘fluem’ melhor em uma página de papel. A outra parte do meu caderno são as ‘Tasks’ que uso em sincronia com o Treo e o iCal e agora iGTD. Aqui estão as minha atividades do dia, prefiro assim, listo tudo que tenho que fazer naquele dia e quando chego em casa, reviso e vejo o que foi possível resolver, que esta marcado, e o que não foi e coloco para o outro dia ou com datas no Treo e no iCal.

Quando tenho algum material impresso sempre uso as pastas que estão dentro da minha mochila,, se dor material para ‘Ler depois’ ou ‘Coisas para arquivar’, tudo fica bem organizado, possibilitando que eu possa fazer uma revisão quando chego em casa. Uso as canetas coloridas como um meio de arganizar a ‘prioridade’ das tarefas e a dificuldade das ações que envolvem a tarefa, depois posto mais detalhadamente.

Bom acho que já coloquei bastante coisa de como eu trabalho mas, para aqueles que desejam saber mais sobre o assunto, a leitura do livro é indispensável assim como a visita a alguns sites:
http://www.davidco.com
enoches.blogspot.com
efetividade.com.br

Entre outros, além da lista do Yahoo!

Lembre-se : ‘ O Google é seu amigo!’.
😉

10 thoughts on “Getting Things Done – GTD

  1. Luciane says:

    Rodrigo,

    Muito interessante esse método. Preciso elaborar algo parecido para me organizar.
    Oportunamente, o seu caderno em capa de couro é um Moleskine? Onde eu poderia adquirir um caderno desses?

    Obrigada!
    Luciane

  2. Luciane,

    Este método foi desenvolvido por um consultor americano chamado David Allen e pode ser aprendido melhor através de seu livro, que em português foi traduzido como ‘ A arte de fazer acontecer ‘ ou em inglês ‘ Getting things done ‘. Se precisar de maiores detalhes, você pode entrar na comunidade gtdbr no yahoo grupos que tem muita gente usando e dividindo suas experiências.

    Com relação ao caderno, este não é um moleskine. Comprei este caderno na papelaria ‘Papel Craft’ no Rio de Janeiro no shopping da Barra. Achei muito melhor do que o Moleskine porque consigo repor as folhas, coisa que com o Moleskine não se consegue, e mesmo assim aqui no Brasil não encontramos Moleskines baratos e rápido. Acho que o custo de trazer também é muito alto, o caderno, moleskine, custa entre U$ 9,00 e 19,00, dependendo da ‘configuração, e para se trazer paga-se U$ 25,00, acho que não compensa.

  3. Luciane says:

    Rodrigo,

    Obrigada pela sua atenção em me responder tão rapidamente. Interessante que conheci o seu blog através desse post específico sobre “Getting Things Done”. Eu iria encaminhar uma outra pergunta sobre a sua área profissional, mas, através do link “about” confirmei o que já desconfiava, trabalha na área de TI. Gostaria, portanto, de trocar algumas idéias com você, relativas à essa área de atuação, uma vez que tenho interesse em fazer uma graduação na área de TI.

    Obrigada!
    Luciane

  4. Otimo texto! Eu moro aqui na França e o povo desconhece GTD ou David Allen. Nao encontrei o livro nem na FNAC e nem na Virgin Mega Store, entao encomendei pela Amazon.fr. Deve estar chegando amanha aqui em casa!

    Eu também uso muito mais as ferramentas eletronicas do que papéis. Eu usava muito mais meu PALM mas ele pifou entao ataco de agendas, tipo Fraklin, onde coloquei divisorias e dividi a agenda em setores. Esta funcionando, mas prefiro meu PALM.

  5. Luciene,

    Obrigado. Bom, eu também tenho centralizado muito as minhas atividades do GTD em meio eletrônico, tenho um Treo 650 e sempre esta sincronizado com meu PowerBook.
    Quero te fazer um convite, se você gostou tanto pode se inscrever na lista gtdbr no yahoo grupos. Temos um pessoal muito bom, com bons temas e mensagens com conteúdos muito interessantes.

    Vê se aparece !!

  6. Mário,
    As pastas usadas por David Allen, são mais facilmente encontradas no site da David Co, a empresa dele mas nada mais são do que pastas normais. Você pode fazer as suas próprias pastas, veja o meu exemplo.

    O conjunto de 43 pastas feitas com pastas normais de cartolina e uma caixa de uma impressora.

    43 Folders

    Acho que é mais barato e fácil de fazer, e tem o mesmo resultado.

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