Organização pessoal.

A algum tempo não escrevia sobre organização pessoal mas, agora voltei a me dedicar mais a buscas na web sobre boas práticas deste assunto e quero relatar algumas coisas que encontrei em minhas pesquisas.

O fato de termos hoje uma vida tão corrida nos faz esquecer que deixamos de lado muitos momentos importantes que jamais serão recuperados. A chegada de uma criança faz você começar a pensar o que realmente esta fazendo de sua vida e como você pode melhorar, o que você tem e o que quer ter. Mas, muitos de nós esta tão envolvidos com outras coisas que pouco percebem que o tempo esta passando e que em um dado momento você “acorda” e o tempo não foi camarada com você.

A metodologia do GTD tem como finalidade principal não tornar você mais produtivo, esta é minha opinião, e sim garantir a você que possa aproveitar o tempo “economizado” com sua organização em assuntos muito mais proveitosos para as nossas vidas. Mas é como isso funciona ? O GTD tem como seu lema principal “Não confie demais na sua mente, coloque tudo em um sistema em que possa confiar”, para isso podemos usar um simples caderno e lápis ou sistemas digitais, o importante é sabermos que podemos confiar neste nosso sistema.

Basicamente o sistema é formado por listas e estas divididas por contextos(@casa,@computador,@telefone, entre outros) que serão usadas para armazenar todas as nossas idéias, tarefas e desejos, ou seja TUDO ! Esta listas não tem uma divisão por prioridades e a sequência das tarefas é determinada pela disponibilidade de meios para realizar a tarefa.

Bom, mas como falei no início, estava procurando por artigos que me ajudassem e me colocar “nos trilhos” novamente com as minhas tarefas atrasadas, mesmo sabendo que muito do que precisava já estava comigo e que apenas teria que voltar a rotina de uso do GTD. Em uma destas madrugadas achei um site chamado Chega de Bagunça  e como sempre fui lendo os artigos e voltando em todos os seus posts para ver o que tinha de interessante no site e, para minha surpresa, encontrei muita coisa legal e queria aproveitar e partilhar com todos alguns deles. Vamos dar continuidade aos bons artigos pessoal !

[1]http://chegadebagunca.blogspot.com/2008/03/como-gerenciar-seu-tempo-gtd.html

[2]http://chegadebagunca.blogspot.com/2008/02/lei-de-parkinson-e-gerenciamento-do.html

[3]http://chegadebagunca.blogspot.com/2008/02/pare-de-empurrar-com-barriga.html

[4]http://chegadebagunca.blogspot.com/2008/01/reunies-mais-eficazes.html

[5]http://chegadebagunca.blogspot.com/2008/01/arrumar-x-organizar.html

[6]http://chegadebagunca.blogspot.com/2007/12/7-hbitos-das-pessoas-super-organizadas_29.html

[7]http://chegadebagunca.blogspot.com/2007/12/gerenciando-o-tempo.html

[8]http://chegadebagunca.blogspot.com/2007/12/organizando-o-escritrio-pastas-e.html

[9]http://chegadebagunca.blogspot.com/2007/12/organizando-o-escritrio-como-guardar.html

[10]http://chegadebagunca.blogspot.com/2007/12/importncia-da-rotina.html

No site tem muito mais artigo mas estes me chamaram mais a atenção, espero que possa ajudar a outros como tem me ajudado a “voltar aos trilhos”.

Boa Leitura. 

Advertisements

5 thoughts on “Organização pessoal.

  1. Silvia says:

    Rodrigo,

    Que bom que tem criança em casa! Por um lado dá muita estrutura pois é fundamental o ritmo e a regularidade, por outro, aumenta a capacidade de ser flexível.

    Meus parabéns!

    A propósito do Mac, do que mais gosto é do iPhoto. Valeu a aquisição!

    um abraço,

    Silvia – BH

  2. Olá Rodrigo,

    Obrigada pela visita!
    Tenho pesquisado bastante sobre como trabalhar com odonto no Canadá, e apesar de ser difícil não é impossível.
    Vocês devem visitar o blog Canadaa4.blogspot.com, eles são dentistas e estão indo para o Quebec. E está cheio de informações interessantes.
    Ah! Bem interessante o seu Blog! Parabéns.
    Sucesso no processo.
    No que eu puder ajudar é só falar!
    [ ]s
    Flávia

  3. Gostei do texto e vesti a carapuça, pois não tenho tido vontade nenhuma de me organizar, a deprê não me deixa agir como eu gostaria… será que deu pra entender. Tambem li “Chega de Bagunça” e fiquei corada quando me deparei com tamanha organização. Um dia eu chego lá…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s