SoftPhones para VoIP

Agora que finalizei o meu projeto de VoIP da minha casa, ou quase, ainda faltam alguns detalhes de atendimentos automático e voicemail, estou pesquisando um pouco mais sobre os SoftPhones que podemm ser usados para me conectar ao servidor asterisk que esta na minha casa e usá-lo para as minhas ligações quando estouo fora da minha cidade. Isso é uam coisa muito legal, pode usar e fazer ligações locais mesmo estando em outro País, ou simplesmente ter suas ligações redirecionadas para o seu SoftPhone quando não estiver em casa, monitorar a sua casa e muitas outras coisas.

Bom, mas como ia dizendo, estou testando alguns SoftPhones para meu uso e encontrei algumas coisas. O primeiro é o X-Lite, um softPhone muito bom, free, mas tem versão paga que funciona em multiplataformas. A interface do x-lite é muito agradável e intuitica, de configuração fácil, o que é uma característica geral em todos os que testei. Ainda continuo usando este software mesmo testando outros. Um exemplo pode ser visto na imagem abaixo.

O x-lite possibilita que o usuário use duas linhas no mesmo software, na versão free é permitido somente uma configuração, no entanto, na versão paga, podemos colocar várias configurações.

Outro softphone que estou testando é o iSoftPhone, este aparentemente somente para a plataforma Mac. Com seu visual iPhone ele vem agradando os usuários pela integração com o Address, o que permite que sejam feitas as ligações diretamente do aplicativo de contatos do Mac. Diferente do x-lite, o iSoftPhone permite a criação de várias configurações e a conexão é automática, testando cada uma das configurações.

De forma geral, todos os softphones trabalham de forma semelhante, e tem as mesmas funcionalidades, alguns mais outros menos mas nada que possa fazer ter uma certeza absoluta sobre a superioridade de um sobre o outro.

O terceiro softphone selecionado, difere dos dois anteriores pelo simples fato de smente utilzar um protocolo. Enquanto os doois anteriores funcionam como softphones SIP/AIX, o Voix Phone somente trabalha com o protocolo AIX/AIX2, que é um protocolo proprietário do asterisk, o que pode facilicar para alguns e pode ser um limitador para outros, principalmente aqueles que não utilizam o asterisk como voip server. Este ainda não testei mas as indições são de que também possui as mesmas funcionalidades que os anteriores.

Para resumir, a escolha vai depender muito mais da gosto pela interface do que pelas funcionalidade, para mim, que estou esperando o meu iPhone, estou usando o iSoftPhone para aumentar a ansiedade.

E falando em iPhone, rumores indicam que o Google esta preparando o lançamento de seu telefone o gPhone, que vai trabalhar com VoIP, vai ter integrado o Google Maps e o gTalk e ainda “rodar” sobre um sistema operacional baseado no linux desenvolvido por uma empresa chamada Android, comprada a dois anos pela Google. Os mesmo rumores indicam que a Google já teria contratos de terceirização do hardware.

Bom, com tudo isso que sai ganhando são os consumidores que terão mais opções para escolher entre bons equipamentos, não que não tenhamos agora, vide o Nokia 95, que também estou esperando, e muito outros smartphones.

8 thoughts on “SoftPhones para VoIP

  1. Pedro Henrique says:

    Tem um novo softphone, é a nova versão x-lite que agora é o yip, somente 9k. x-lite não dava pra falar nada com uma conexão de 56kbps, mais com a nova versão é possível falar com uma conexão de 56kbps, mas o correto e garantido é ter uma conexão de 256kbps.
    Sou franqueado de uma empresa de telefonia voip!

  2. luizm says:

    Estou criando um “Agregador de Blogs”, um site que usará o WordPressMU e uma séried e plugins para oferecer tudo que o WordPress oferece + a possibildiade (e um apoio efetivo) para monetização do blog.

    O Endereço já cadastrado é blogprofissional.com.br

    Estou buscando blog como o seu para fazer parte do projeto, acredito que pdoeremos ter uma sinergia grande e ampliar as visitações de todos e ainda por cima faturar em cima disso, o que acha?

    Se aceitar, apenas para efeitod e cadastro, me mande um e-mail para luizm@rocketmail.com com o Subject PROBLOGGER (para meu filtro pegar) e passe no contendo as seguintes informaçoes sobre o blog:

    Nome:
    Assunto:
    URL:
    Vistação média:

    Preciso disso para adequar a estrutura, pois não adianta colocar algo no ar que caia na primeira semana…

  3. jose gameiro says:

    caros amigos
    eu tenho uma central voip asterisk no meu escritório não consigo ligar-me a ela sem ser da rede do escritório uso o x-lite
    se alguém me poder ajudar eu agradecia

  4. José, primeiro, como esta essa sua rede ? Tem firewall ?

    Bom, se tiver um firewall você vai ter que permitir a passagem de pacotes indo para a porta 5060(udp) e além disso a extensão deve usar o nat=yes.

  5. Cara estou querendo montar um sistema desses na minha casa, intendo bastante o linux e sua plataforma uso um pouco o freeba. Queria algumas informações ou talvez um contato de msn seu para que possamos trocar algumas ideias sobre o sistema e seu funcionamento.
    Tenho a linha externa e quero torna-la em uma central de AUTO ATENDIMENTO pois na minha casa tenho a minha propria empresa ou seja um servidor de hospedagem ai ao ligar seria direcionado referente ao assunto requerido.

Leave a Reply

