Projeto Asterisk@Home.

Depois de algum tempo sem postar nada, resolvi compartilhar um projeto que acabei de finalizar. Bom, o asterisk é um software livre desenvolvido por uma empresa chamada Digium, que produz placas PCI para telefonia.Este programa tem a capacidade de transformar um computador normal em um PBX mas, muito mais flexível e com muito mais recursos.

Provavelmente alguns de vocês já o utilizaram mas não tinham noção que estavam fazendo. Deixa eu explicar.O asterisk pode ser usado para montar sistemas de call center e de URA, sistemas de alto atendimento.

Certo, e o asterisk@home?.Este pacote surgiu como um projeto para facilitar o uso do asterisk em sistemas doméstico e de pequenas empresas, pois foi criado sobre uma distribuição linux, a CentOS, que já vem toda preparada com todos os aplicativos necessários bem como todas as aplicações web voltadas ao gerenciamento do asterisk.

Lembrando que o asterisk “puro” pode normalmente ser usado também mas, o A@H(asterisk@home) veio com o objetivo de facilitar este processo de instalação.O CentOS com o A@H pode ser baixado em formato iso, e depois pode ser gravado em um CD normalmente. Tendo gravado o CD você pode inicializar uma máquina com este CD que a instalação é automática, seria interessante que a pessoa que deseja instalar este sistema tenha algum conhecimento sobre linux, para eventuais problemas.Alguns podem estar perguntando porque eu gostaria de um PBX em minha casa ? Posso explicar. Como o asterisk é um sistema de telefonia baseada em tecnologia VoIP(Voice over internet protocol) posso ligar o meu sistema em uma linha telefônica convencional e receber ligações em um softphone instalado em meu notebook e eu estando em qualquer lugar que tenha uma conexão à internet.

Exemplo, posso viajar e me manter conectado por uma conexão de internet com minha casa, com esta conexão posso conectar meu softphone ao meu sistema asterisk e assim que ligarem para minha casa a ligação sera encaminhada para a minha extensão.

Outro uso, estou colocando um ramal externo de meu sistema no consultório da minha esposa, essa ligação vai ser feita por meio de um equipamento chamado ATA, este equipamento serve para converter telefones analógicos em telefones IP, que podem ser usados para conversas usando a Internet como meio de comunicação, parecido com o skype. Este equipamento vou ligar na central telefônica do consultório da minha esposa e ele consequentemente vai estar conectado ao meu sistema em casa. Quando ela quizer falar comigo ela pega o telefone dela disca um ramal e este cai meu sistema que pode transferir para a minha extensão. Além de muitas outras funcinalidades.

Nesta imagem, mostro como é a minha estrutura de TI na minha casa, ainda não esta completa mas estou chegando lá.

modelo.png

O pacote do CentOS traz consigo alguns aplicativos já pré instalado, como falei antes. A seguir vou colocar algumas imagens que mostram as telas dos aplicativos instalados. Esta é a tela a seguir mostra a tela de configuração do sistema.

pagina_ah.png

Outro sistema que é disponibilizado no CentOS é um sistema de gravação de recados, que podem ser enviados por email para você ou se você receber um fax, este fax pode ser anexado a um email e enviado também.

pagina_ari.png

O sistema de CRM que vem acompanhando o CentOS é muito útil para pequenas empresas que precisam ter um controle sobre seus cliente e fornecedores, para mim, serve para manter um controle sobre minhas atividades, tarefas, contatos e outra coisa.

pagina_crm.png

O softphone que eu uso é este, acho bem legal e fácil de configurar.

picture-5.png

Bom, acho que consegui terminar de explicar este novo projeto, quem quizer mais informações pode entrar em contato.

19 thoughts on “Projeto Asterisk@Home.

  1. Brunno says:

    Estou montando um projeto de servidor Asterisk@Home, e gostaria de mais algumas informações sobre como ligá-lo a rede externa com links E1 da embratel e sobre qual a capacidade máxima de usuários em uma rede assim.

    obrigado

  2. Bruno,
    Como o asterisk é montado sobre uma plataforma computacional, a limitação esta no próprio equipamento onde será montado o servidor. Com relação a links E1, a Digium possui placas para módulos de E1, seria interessante você entrar no site da Digium.

  3. jorge carmona says:

    Bruno,
    Seria possível você enviar algum material sobre configuração do asterisk pois estou planejando montar uma rede para evolução de meu TCC sobre o assunto. Desde já obrigado.

  4. Jorge,

    A configuração do asterisk é, basicamente, feita em dois arquivos o extension.conf que é responsável pela configuração do dailplan e o sip.conf onde estão os usuários sip que se conectam ao servidor.

    Uma simples busca no google pode trazer já um bom resultado de vários arquivos de modelo, sem falar no modelo presente nas instalações do asterisk.

    Esperiq eu te ajude.

  5. GuilhermeCR says:

    Olá,
    estou começando a pesquisar sobre o Asterisk agora pra fazer o seguinte:
    tenho um PABX antigo aqui em casa que tá tando muito problema, ele tem capacidade pra 2 linhas tronco e 10 ramais, eu queria saber se tem como substituílo por um sistema Asterisk?
    É possível? Será que tem algum tutorial sobre isso?

    Desde já muito obrigado

  6. Gustavo Ottoboni says:

    Parabéns pelo Blog. Gostei muito do esquema macro sobre a rede do Asterisk. Um amingo meu montou a rede Asterisk e está rodando muit bem. Estou querendo fazer a minha também e gostaria, se possível, fornecesse algum material para a instalação e o config do Asterisk, pois fiz uma busca do Google como você indicou para o Jorge, porém, achei muita material, news, links, etc…, sobre o Asterisk. Portanto, se você puder me indicar algo mais pontual, seria muito bom.
    Desde já, até mais!

    Obrigado.

  7. Gustavo,
    Se você não tiver experiência com soluções linux compiladas e instaladas diretamente do código fonte, sugiro que você use uma distribuição já montada em formato de CD instaláveis(ISO). Poço indicar algumas como o AsteriskNow da Digium(www.asterisknow.org), é a empresa que criou o Asterisk, tem o uma versão nacional chamada Disc-os que pode ser baixada em http://www.disc-os.org. Ainda tem a TrixBox uma outra versão muito boa também que pode ser encontrada em http://www.triixbox.org.
    Espero que te ajude, e qualquer coisa pode perguntar, se eu puder ajudar te respondo.

  8. Flavio says:

    Bom Dia Rodrigo! Gostaria de saber se voce pode me fornecer mais informações ou material, pois escolhi asterisk para meu tema de TCC e quero fazer um bom trabalho e como você ja tem um conhecimento e uma experiência no assunto pode me ajudar bastante.
    Um abraço
    Flavio

  9. hudson says:

    Olá rodrigo, parabéns pelo site, me tira uma dúvida, posso substituir uma PABX convencional pelo sistema asterisk? utilizo PABX na empresa, contamos apenas com uns 10 ramais e 2 linhas. além disso é necessario conexão com a internet para o funcionamento desse sistema? obrigado desde já

  10. Hudson,

    Sim, você pode. O asterisk é um PABX em software com muito mais vantagens do que alguns PABX tradicionais, no seu caso você vai precisar de uma placa com no mínimo 2 FXO, mas eu sugiro 4 e ATAs para ligar os seus telefones tradicionais ao Asterisk. Acredito que esta seja uma das formas mais baratas de montar o seu asterisk. Se não tiver muita experiência comm linux, ou com BSD, sugiro ou o TrixBox ou o AsteriskNOW, que inclusive é a ISO feita pela própria DIGIUM.
    Bom, boa sorte!

  11. Jozafa says:

    Rodrigo, bem gostaria de saber se tem como configurar o Asterisk para receber ligação e encaminhar internet para transmissão de dados…tenho um servidor ftp para palms, uso hoje gprs para conectar, teria outra solução.

  12. Leandro says:

    Olá Rodrigo, assim como algumas postagens anteriores, também tenho o intuito de fazer algo baseado no Asterisk, VOIP e aspectos relacionados.
    Porém há muitos trabalhos na Internet estou com receio que fique algo muito “básico” e prejudique meu trabalho.
    Gostaria de tentar focar em algum aspecto do Asterisk, fazer algum tipo de análise de um problema, criar alguma solução, não sei ao certo. Pode me sugerir alguma especifição, versão de Asterisk ou coisas relacionadas?

    Agradeço desde já…

    Obs: uma outra dúvida: se eu quiser simular um pequeno ambiente VOIP com um servidor, algumas estações com softphones, como devo proceder para utilizar a internet para ligações externas?

  13. Cleber says:

    Olá Rodrigo

    Sou novo no assunto e gostaria de implantar uma URA na empresa, minha dúvida é quais equipamentos que teria que adquirir da DIGIUM para uma empresa com estrutura de 50 atendentes e 4 linhas tronco.

  14. Manacorda says:

    Ciao Rocha,

    Gostaria saber se o colega teria a informacao se atraves de um form que apos o submit enviaria para um email ramal@extesion ou email cadastrado junto ao info do suariO, a extesion enviaria para um numero de fax previamente cadastrado?

    [formweb] —> VIA EMAIL —>ASTERISK HOME —-> EXTESION —>PSTN /FAX (numero destination USA)

    Agradesco a colaboracao e parabens pelo seu brilhante estudo.

Leave a Reply

