Firefox e minhas extensões

Já a algum tempo venho usando o bom e velho Firefox deixando de lado o Safari. O motivo ?

O Safari tem um sério problema de gerenciamento de memória o que o torna um guloso por memória, muitas vezes já tive que fechá-lo para poder recuperar 660Mg de memória real e +1Gb de memória virtual, sem falar na falta de extensões realmente produtivas, o que foi primordial para a minha troca.

Bom, o Firefox por outro lado, perde a integração total com o sistema que o Safari tem mas, com certeza, compensa esse problema com uma coleção cada vez melhor de extensões. A seguir, vou descrever algumas que estou usando no momento e que acho que são fundamentais. As extensões podem ser encontradas no site do projeto do Firefox/Extensões

#1: Yoono – Extensão que proporciona ao usuário a possibilidade de visualizar algumas sugestões feitas por outros usuários relacionados ao site que você esta acessando no momento, esta ferramenta fica disponível na barra lateral do Firefox e mesmo assim ainda deixa uma boa área para a visualização do site. Na figura abaixo você pode ver a extensão sendo usada.

Você pode notar que existem sugestões para acessar, tendo como base o site do Firefox, o que possibilita que possamos te acesso a sites que tenham conteúdo semelhantes. Além de sites, posso acessar sugestões feitas por usuários do Yoono e também blogs que tenham conteúdo semelhante à aquele mostrados no site.

#2: Del.icio.us – Extensão que proporciona que você inclua seus bookmarks direto em sua conta. Eu uso como um backup do meu bookmark, pois mesmo sendo um acesso muito simplificado ainda prefiro usar o bookmark do browser, mas não deixa de seu muito útil ter a possibilidade de fazer o backup de seus sites favoritos ‘on the fly’, e ainda poder usar o seu bookmark em outros computadores. Na figura abaixo, podemos ver as duas extensões sendo usadas na mesma barra lateral.

Mas, se você não quizer usar a extensão na barra lateral pode usar como eu que uso na barra de ferramentas.

#3: Clipmarks – Extensão que permite que eu faça o ‘clipping’ de apenas algumas partes de um site ou até mesmo do site inteiro. Eu sempre tive uma dificuldade de arquivas texto ou partes de sites que me interessavam, antes eu selecionava o conteúdo e mandava por email para mim mesmo, mas agora eu posso utilizar o Clipmark para arquivar somente o que me interresa, essa extensão é fantástica e esta me ajudando a organizar um material de pesquisa, além de ter a possibilidade de enviar para meu email o clip armazenado, a extensão pode ser visualizada na figura abaixo.

E no mail.app posso criar uma smart mailbox que me mostre somente as mensagens que tenham como critério o [Clip], assim consigo visualizar somente o assunto que me interessa.

Bom, ainda uso algumas outras extensões mas vou ficando por aqui para não ficar muito extenso, quem tiver interesse pode procurar por ‘Add bookmark here 2’, ‘FoxTorrent’, ‘FullScreen’ e o famoso ‘Greasemonkey’.

Advertisements

One thought on “Firefox e minhas extensões

  1. Silvia says:

    Indispensáveis:
    – Scrapbook by Gomita
    – TabMix
    – Stop-or-Reload Button
    – Todoist Post ( fácil acrescentar no Todoist sem ter de abri-lo).

    Conheci e usei muitas ao longo de anos, mas estas são as preferidas.

    Silvia – BH

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s