Mail.app

O Mac OS X traz uma série de ferramentas que tornam a vida de seus usuários sempre bem mais simples que de usuários PC, isso sempre foi uma característica dos sistemas da Apple. Bom, agora vou falar um pouco do mail.app o leitor de email padrão e, para mim, sem necessidade de trocar por outro, se bem que tentaram me fazer mudar para o thunderbird.

No meu caso, o mail.app recebeu uma série de outros pequenos aplicativos que o tornam ainda mais funcional, integrando ainda mais com o outro software da Apple o iCal. Nesta imagem esta como o meu mail.app é atualmente.

mail1.jpg

Algumas ferramentas que uso. O MailAct me permite criar regras que possam me ajudar a organizar minhas mensagens, este pequeno pluggin para o mail.app permite que você crie ações automáticas baseadas em atalhos no teclado como por exemplo, mudar cor do texto do ‘header’ da mensagem e até enviar uma notificação para o usuário, isso é o mínimo mas tem muito mais, dessa forma como estou colocando aqui parece que é bem simples mas ajuda e muito na organização e em outras funções do próprio Mail. Nesta imagem você pode ver algumas dessas regras do MailAct.

mail2.jpg

Acho que uma das maiores funcionalidades que uso é a de ‘smart lists’, estas listas me permitem criar regras de filtragem baseadas em ‘tags’ o que facilita em muito a busca por informações e evita a necessidade de criar uma mailbox para cada tipo de email que recebo, e me deixa a vontade para guardar somente o que me interessa.

O uso do MailTags, visto no lado direito da primeira imagem, me permite colocar tags, eventos e to-dos para cada mensagem que recebo, esta ferramenta é responsável por integrar o mail.app com o iCal, possibilita de do Mail.app eu possa incluir uma tarefa ou evendo direto na minha agenda.

Esse post não tem a pretenção de ser uma apresentaçõa perfeita sobre o aplicativo, somente desperta a curiosidade de todos e aconselhar a visita ao site da Apple.

mail3.jpg

Nesta imagem pode ser visto o uso das ‘smart lists’, inclusive a que uso como GTD onde classifico como email que devem ter minha atenção e classificado pelo grau de importância e algumas tarefas que tenho que fazer, como ‘Ler depois’, ‘Ver depois’, ‘Responder’, ‘ Acompanhar’….

Essas escolhas são feitas nas regras das ‘smart lists’ mas também são classificados com o uso do MailAct e do MailTags o que me proporcionar ter um visual bem claro e limpo com o uso de corres para cada situação que classifico, o que torna bem mais fácil identificar o que tenho que fazer, responder, ler e outras coisas.

O Mail.app é um programa que tem uma quantidade de funcionalidade muito grande o que ainda é facilitado com a possibilidade de desenvolvimento de novos pluggins e outras ferramentas por terceiro, o que pode extender a sua funcionalidade. O que os mailmaníacos estão esperando é o lançamento do novo SO da Apple o Leopard que promete grande mudanças nos aplicativos, inclusive o Mail.app.

Advertisements

4 thoughts on “Mail.app

  1. Oi Rodrigo,

    Muito boas essas dicas sobre o MailAct e o MailTags! Já instalei e estou começando a testar.

    Muito interessante seu sistema GTD no email, acho que vou copiar algumas coisinhas. 🙂

    Um abraço,
    Dirceu

  2. Dirceu,

    Realmente é fantástico o uso destes dois programinhas, o MailTags esta com a versão 2.0,paga, mas vale a pena, dá para fazer outras coisas além de tags.

    E pode copiar mesmo.

  3. Eduardo says:

    Caro Rodrigo,

    Parabéns pelo serviço de qualidade prestado àqueles que pretendem ser mais organizados, criativos e de bem com a vida.
    Recentemente migrei para .mac, algo que me seduzia há tempos. Sou do lema que a tecnologia deve se inserir ao nosso dia-a-dia e não o contrário.
    Trabalho com futebol e minha portabilidade faz-se necessaria fora do escritório. Falando de hardwares, já passei por n tipos smartphones e provei várias tecnologias mobiles. Carrego meu macbook sempre comigo, além do inseparável iPhone.
    Em relação a softwares, não só tenho uma extensa biblioteca (e me considero – assim como vc – um cara organizado) que vai de Covey a Buda, mas pra falar a verdade, sempre me vejo sufocado e frustrado em relação aos meus projetos, demandas, pendencias e por aí vai…
    Há poucas semanas, David Allen pulou no meu colo (desculpe a expressão!) e, com receio de gastar meu tempo com mais outra armadilha de “poupe seu tempo”, não dei tanta bola. Mas, percebendo que ali tinha algo novo, nas últimas semanas fui a campo buscar jogo e me empolquei com o que vi.
    Bem, não preciso lhe dizer o quanto estou ansioso pra colocar a metodologia em prática e gostaria de uma orientação sua antes de me precipitar. Estou a frente de muitas possibilidades para gerenciar essa nova fase e gostaria de alguns conselhos.
    Remember the milk, Gmail como plataforma unica de contas, Omnirouter, – entre tantas outras coisas – estão aí para serem consumidas.
    No seu texto acima, interpretei que nosso bom e eficiente Mail pode dar um salto de qualidade com alguns plug-ins. Seria uma solução?
    Abaixo seguem mais alguns elementos que talvez facilitem sua resposta:

    sou:
    Mac – Mail, iCall e Address Book; (descartei o entourage 2008)
    iPhone (integração total com Mac);
    3 contas de email POP;

    orientação para:
    – gerir o GTD de maneira eficiente, potencializando meus devices;

    Aguardo sua resposta e desde já lhe agradeço muito por sua atenção.

    Um forte abraço, parabéns pelo Blog e até mais!

  4. Eduardo,
    Muito obrigado pelo post.

    Bom, vamos começar. Para iniciar o ideal é relamente ler o livro do GTD. No meu caso li o livro e usava junto com algumas ferramentas low e hi-tech, você pode buscar aqui mesmo no blog os posts que tem a tag do GTD.
    Quanto ao uso do Mac como centro de informações do GTD te dou a sugestão de um programa chamado iGTD muito bom uso com o Mail, junto com os plugins mail act e o mail tags, e com o iCal. Não uso o iPhone, tive muito tentado para comprar um mas depois de usar o de um amigo não achei que fosse um telefone voltado para o uso profissional, pois na época tinha, e ainda tenho mas não esta em uso, um treo 650, este sim um telefone muito prático para o uso profissional. Atualmente estou com um N95, como ferramenta para GTD um horror mas como ferramenta de entretenimento uma coisa fantástica.
    O que te sugiro é que você leia o livro e coloque em prática a metodologia. Tenho um coceito sobre o GTD, o melhor da metodologia é que ela pode ser adaptada ao seu modo de vida, pode ser feita com material low ou hi-tec. Atualmente voltei a usar o meu caderno[1] no gtd pois o suporte para o GTD no N95 é péssimo.

    Bom Eduardo, por fim quero te sugerir o grupo de que tem no yahoo grupos sobre GTD(gtdbrasil), lá você vai poder ter contato com várias experiências e pode, quem sabe, montar o seu próprio método.Espero que te ajude.

    [1]https://rmauesrocha.wordpress.com/2007/01/18/procrastinacaocomo-resolvi/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s