Procrastinação:Como resolvi.

Acho que este tema é um dos mais complexos de se resolver quando se fala em produtividade, isto porque cada um tem seu tempo e cada um sabe como as coisas podem funcionar melhor. Para mim, que também tenho problemas para sempre ‘deixar para depois’, consegui criar algumas ferramentas que me auxiliam nesta tarefa, não totalmente, porque as ferramentas ajudam não fazem.

Bom, depois de um certo tempo utilizando ‘pedaços’ do GTD e adaptando alguns métodos próprios, percebi que sempre tinha alguma rotina envolvida em minhas atividades e, que sempre seguia esta rotina, pelo menos em algumas tarefas.

Junto com minhas soluções digitais como o Treo e o iCal, também uso um caderno onde organizo as tarefas que tenho que fazer em cada dia, por exemplo esta tarefa de postar este tópico é uma tarefa ‘agendada’ para acontecer hoje, mas que apareceu em minhas tarefas ontem mas não foi possível, e como faço uma revisão das tarefas todas as noites, esta foi realocada para hoje. Isto pode ser visto no meu caderno.

img_1146.JPG

Mas, nem sempre isso era suficiente para eu completar todas as minhas tarefas do dia, assim comecei a criar algumas outras ferramentas. O meu cartão de rotina me leva a fazer as tarefas mais comuns e corriqueiras que tenho que resolver, como tormar uma certa quantidade de água por dia, vitaminas, olhar os logs dos meus servidores e outras coisas.

rotina.png

Neste cartão de rotinas, dividi as atividades em diárias e semanais, além de uma lista de blogs que sempre visito para me manter atualizado. Isso não quer dizer que eu só faça o que esta no cartão mas, ele me ajuda a manter uma certa rotina de tarefas, dai é só continuar e olhar os cartões de ‘Next Actions’ e o meu caderno com as anotações.

na.png

Com essas ferramentas, as técnicas do GTD e um pouco de boa vontade, tenho resolvido muito do meu problema com a procrastinação, acho que isso é um caminho e uma luz no fim do túnel para aqueles que também tem o mesmo problema. Se tudo der certo, outras ferramentas virão.

4 thoughts on “Procrastinação:Como resolvi.

Leave a Reply

