GTD: Um pouco do modelo de David Allen.

gtd_head.jpg

A algum tempo atrás, escrevi algumas coisas sobre um modelo para aumentar a produtividade e diminuir o stress chamado GTD. Bom, recebi alguns e-mail perguntando o que é o GTD (Getting Things Done).

Bom vou tentar explicar de uma forma mais simples possível. O conceito principal da técnicas é manter uma ou mais listas com todos os seus projetos e tarefas, além da ‘Next Actions’ que são as tarefas físicas necessárias para realizar os projetos e tarefas anotadas. Tudo isso deve ficar relacionadas por contextos ex: @computador, @telefone …..

O método foi desenvolvido por um consultor americano chamado David Allen que hoje tem sua empresa para ministrar cursos e ensinar executivos sua técnica. Além disso David lançou um livro onde ensina sua técnicas e mostra como é simples implementar. Sugiro a quem possa ler em inglês.

Mas como funciona ? bom vamos iniciar nosso processo. O modelo se baseia em 5 etapas bem distintas e que representam o coração do modelo. As etapas são :
1.Coleta;
2.Processo;
3.Organizar;
4.Revisar e;
5.Agir.

Para que o modelo seja realmente eficiente, o usuário deve criar o hábito de sempre revisar e avaliar as suas listas, sempre verificando as ‘Next Actions’.

Bom, o primeiro passo é coletar TUDO (revistas, doocumentos, correspondência e tudo mais que você ache que tem utilizadade) e colocar em um único local físico, em uma folha de papel coloque suas idéias, tarefas, compromissos, projetos e tudo mais.

Terminado a fase de coleta vem a fase de processo. É neste momento que você irá avaliar tudo que você coletou e que precisa ser resolvido, isso não quer dizer terminado, e sim resolvido que também pode ser não fazer nada e esquecer. Assim que processar tudo procure identificar todas as próximas ações físicas necessárias para realizar o seu projeto ou atividade, (3)organizando por contexto.

Tendo finalizado a organização, reavalie(4) e faça(5) o que deve ser feito para finalizar os seus projetos. Claro que nada é tão simples assim, e é por isso que a leitura do livro, eu sugiro em inglês, outros acham que não é necessário, é tão importante.

Estou lendo o livro, agora em inglês e estou fazendo um mindmap dos conceitos do livro, abaixo um pequeno exemplo de como esta ficando, e assim que estiver pronto vou postar aqui para ser baixado.

gtdex.png

Para aqueles que querem saber um pouco mais sobre o modelo, vejam nestes links:

Dadiv Allen Co.
43 Folders
Além da Curvas

e uma busca no google pode trazer muitas outras fontes. Além de um grupo no yahoo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s