OpenVPN no Windows – Cliente

ab_s.jpg

A algum tempo atrás, escrevi dois posts sobre o openvpn. O primeiro foi sobre o openvpn no meu powerbook e o segundo foi a montagem de um servidor de openvpn. Agora vou disponibilizar um tutorial que explica como instalar o openvpn em máquinas que ainda teimam :-), to brincando ! em usar o windows, no caso o XP.

Primeiro de tudo. Onde encontro o cliente do openvpn para windows ? A resposta aqui, esse é o site da Universidade de Helsinki que disponibilizar o openvpn para seus alunos, bom procure por openvpn-2.0-gui-1.0-install.exe e baixe o arquivo.

Terminado de baixar o arquivo vamos dar início à instalação, que é bem simples e seque o padrão windows — next, next ….”

op1jpg.jpg

Após o famoso double-click no arquivo irá aparecer esta imagem que mostrará que o processo de instalação esta começando. Click no NEXT.

A próxima imagem mostra a licença de uso do software, e você deve concordar para que o processo de instalação prossiga.

op2.jpg

Depois de concordar com a licença de uso, você deve selecionar que componentes deseja instalar. Somente por uma questão de economia de espaço, você pode desmarcar a opção de instalação do código fonte do programa mas, se quizer pode deixar selecionado e continuar a instalação. O restante do material deve ser instalado.

op3.jpg

A próxima figura mostra o diretório de instalação do programa, é aconselhável que deixe como esta.

op4.jpg

O processo de instalação irá continuar e será mostrado a figura abaixo, onde o Windows alerta para a instalação de um software não certificado pela Microsft, você deve continuar a instalação pois serão instalados os drives que irão possibilitar a conexão da VPN.

op55.jpg

Quando ele terminar de instalar todos os pacotes necessário, click em Next e termine a instalação, como mostrado na figura a seguir.

op5.jpg

Agora é só finalizar.

op6.jpg

A instalação esta terminahda, agora é só gerar o certificado no servidor e colocar o certificado gerado e o arquivo de configuração, como mostrado no post que fala sobre o servidor do OpenVPN.

Qualquer dúvida pode entrar em contato.

36 thoughts on “OpenVPN no Windows – Cliente

  1. gilmar cabral says:

    Otimo artigo, so que estou com um problema mais complexo que talvez vc possa me ajudar.

    Tenho utilizo openvpn para interligar redes entre a matriz e a filial, e esta funcionando blz, eu acesso as maquinas atravez do ip \\IP_DA_MAQUINA no windows ou no linux smb://IP ate aki tudo bem. Porem que presciso que no ambiente de rede tanto da matriz como o da filial as maquinas windows e linux aparecao no ambiente de rede.
    Ja pesquisei bastante sobre o assunto, mas o que consegui foi apenas que tenho que usar o nis, porem ele e um protocolo netbios nao roteavel e entao terei que usar netbios sobre TCP/IP.
    Tenho servidor samba com o wins habilitado em ambas as redes.
    Tentei fazer as maquinas windows da filial registrar o nome no servidor wins da matriz e da matriz, porem ele nao consegue registrar. a requicao chega a sair da filial porem nao nao consegue registrar.
    Se alguem souber como resolver e poder me ajudar ficarei grato.

  2. Mila says:

    Nossa otimo este manual de instalação do OpenVPN, mas quando eu vou utilizar ele aparece uma mensagem de erro mesmo ja configurado a tal mensagem que aparece eh connecting to has failed sera que alguem pode me ajudar.

    Att

    Mila.

  3. Gislaine says:

    Rodrigo, eu estou tentando conectar o meu client windows no servidor linux openvpn.
    já instalei no linux, mas quando eu executo dá um erro de certificado digital assim:
    No server certificate verification method has been enabled.

    O que é ?

  4. Gislaine,

    Veja no servidor linux o que esta aparecendo nas mensagens de log, possívelmente é um problema é que o servidor não esta configurado corretamente para autenticar os sertificados.

  5. Wagner says:

    Rodrigo boa Noite, quando instalo o OpenVpn na máquina com windows 2003 server ele instala até um determinado ponto correto quando chega no ponto de criar o serviço ele dá um erro (0x224) dizendo que não é possível startar o serviço mais chega a terminar a instalação. Se puder me dizer o que fazer para resolver este problema ficarei agradecido..

  6. Wagner, desculpe não poder te ajudar nessa, nunca montei o openvpn no Win assim, não sei como resolver o seu problema mas, já vi em algum site que aparentemente existe um problema para rodá-lo no win 2003. Mas vou ficar te devendo esta.
    Mais uma vez desculpe.

  7. Renato says:

    Caro amigo,
    Terias por acaso um tutorial de como criar um servidor openvpn no windows, sei que tem o openssl e com ele consigo fazer os certificados, pois ja o fiz, porém não achei nada que me ajudasse a criar um servidor para o openvpn no Windows , sei que sistemas baseados em unix são melhores mas nem todos os clientes pensam assim.
    Se souber de algum tutorial ou apostila eu ficaria muito grato.

    desde ja agradeço.

  8. Júlio César says:

    alguem teria um tutorial de como devo fazer para instalar o openvpn no ubuntu e fazer rodar, minha máquina é o firewall a estação windows até se conecta a vpn mas não consigo ping de nenhum dos dois lados.

    grato

    • marcio says:

      voce tem criar as rotas para poder pingar de um lado para outro.

      e verificar se subiu a interface da VPN .

      TAP no windows ou TUN XX no linux.

  9. Kanela says:

    Cara….
    fala serio…
    vc tem coragem de publicar isso ??
    e ainda tempo pra ficar dando Print Scrin pra copiar as imagens ???
    isso nao serve pra nada…

    nem chama de tutorial….
    valeu

  10. Roberta says:

    Que porcaria de tutorial eh esse, o imbecil so explicou oq todos ja sabem, pq vc nao mostra como gerar o certificado e fazer o processo completo ?

  11. Acacio says:

    O mais importante, que poderia chamar seu texto realmente de TUTORIAL, não está presente: A CONFIGURAÇÃO DA VPN!!!!!!!! AFF, se uma pessoa vai usar VPN, é pq pelo menos sabe como instalar a merda do programa… O que o pessoal quer saber é a configuração… Desculpe a estupidez no meu comentário, mas essa “não deu pra engolir”.

  12. Rodrigo Rocha says:

    Para acabar com essa choradeira de configuração é simples. na ferramenta de busca do site é só digitar openvpn que vai aparecer a configuração do server que tem as configurações ou, vocês podem começar a aprender alguma coisa lendo o manual do software. Preguiçoso é que só quer receita de bolo.

  13. ams says:

    Olá Rodrigo.. este tutorial foi muito util pra mim cara.. Obrigado..minha sobrinha de 3 anos aprendeu a instalar o programa.. até então ela não sabia.

    eternamente grato

    abç

  14. Aleixo Martins says:

    oi! eu quero saber como
    colocar o certificado gerado e o arquivo de configuração, como mostrado no post que fala sobre o servidor do OpenVPN.

Leave a Reply

