GTD – Getting Things Done

moleskineplanner.jpg

Ok ! Eu confesso eu sou neurótico. Sabe aquelas pessoas que gostam das coisas bem organizadas, ao extremo de parecer com o a propaganda do Unibanco, antiga, onde um executivo aparecia dobrando os papeis para jogar no lixo, arrumava a mesa de trabalho para deixar tudo em ordem, alguém lembra ?

Eu além de lembrar, me identifiquei. Claro não chego à loucura mas estou bem próximo. Mas, falando sério, acho isso muito importante na vida de pessoas que tem um ritmo muito agitado e que tem várias atividades durante o dia, nada do tipo “não podemos perder tempo procurando isso ou aquilo” mas, se puder encontrar com mais facilidade uma coisa, lembrar de uma tarefa importante ou de datas importantes sem o stress que isso envolve seria muito bom, dai poderiam para de falar ” não, obrigado, estou sem tempo !…”.

Existem inumeras formas de chegarmos a este tipo de organização e cada um desenvolve a sua. Mas, também exitem métodos que estão no “mercado” e que vem dando muito certo. Seguindo este princípio, eu mesmo desenvolvi alguns métodos próprios usando PDA’s ou os famosos Palms e outras coisas que me ajudam a manter as coisas em ordem.

Recentemente, terminei de ler Simplifique sua vida uma grande surpresa quando descobri que muitas das coisas sugeridas no livro eu já usava mas, muitas outras ajudaram e ajudam a melhorar o meu método. Este foi apenas um de alguns outros livros que tenho lido sobre o assunto, mesmo não tendo muita relação direta com a minha profissão, vejam a palavra “DIRETA”, pois indiretamente todos nós somos afetados pelo caos.

Mas, como um bom neurótico, continuo a procurar novas formas de melhorar meus métodos e acabei encontrando um outro, nem tão novo assim, o já famoso GTD desenvolvido pelo consultor de empresas David Allen que agora ganha a vida ensinando o seu método.

Muitos outros existem mas, o que achei interessante sobre o GTD foi a simplicidade com que pode ser usado, um simples caderno pode ajudar no controle de atividades, compromissos e tarefas. Esta figura é um exemplo de como podemos usar o GTD.

Depois de ler, pesquisar e as minhas próprias experiências, montei um esquema que funciona para as minhas atividades. Para isso eu utilizo um caderno simples mas, estou querendo comprar um Moeskine para poder adaptar algumas coisa para mim. Junto com o caderno uso um Treo para manter controle dos meus contatos, agenda diária e tarefas além de compromissos. Mas, parece um contracenso não é mesmo ? Também pensava assim, porquê manter um caderno se tenho um PDA ? Vocês são loucos !!

A resposta só veio com o uso, praticidade. Alguém já tentou ir a uma reunião com um PDA e anotar idéias, sugestões e outras coisas que sempre aparecem? Pouco prático. E como eu faço ? Simples no Treo eu mantenho as minhas atividades , comprimissos e tudo mais, no meu caderno uso sempre duas folhas, tipo imagine o caderno aberto a folha da direita utilizo para as atividades profissionais e a da direita para as atividades pessoais, as duas com a mesma data. Tendo as atividades no caderno, consigo fazer anotações e redefir ativiidades futuras (Next step), dai posso organizar melhor com simbolos que eu criei e atalhos de datas e horários.

Juntando o método do GTD com as técnicas ensinadas no livro Simplifique sua vida consegui organizar meu escritório em casa e na empresa, ficou bem mais prático de usar e de encontrar as coisas, a única coisa ruim é que agora não posso mais dizer que não tenho tempo !

Para aqueles que trabalham em casa ou quem querem ter uma organização de documento, contas e outras coisas, sugiro o método dos 43 fichários que pode ajudar na organização, um método parecido é sugerido no livro Simplifique sua vida.

tickler1.jpg

No começo é muito trabalhoso mas com o tempo vai ficando cada vez mais simples a medida que os resultados vão aparecendo. Para quem quer ver mais algumas imagens da forma como me organizo poder ver no Flikr.

Espero que ajude alguém a ver que tem luz no fim do túnel.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s