Ataques on-line relacionados ao IR

Um golpe antigo esta voltando nestes meses que antecedem o término da entrega da declaração do IR. A fraude é a conhecida Phising scan, que consiste no envio de email com informações, teoricamente, enviadas pela Receita Federal, alertando o usuário de que o seu CPF encontra-se com problemas.

Os usuários pouco atentos e que seguem as orientações do email, são redirecionados para um site que fará a instalação de um programa espião que tem como objetivo roubar o máximo de informações possíveis.

O que podemos aprender com esse tipo de fraude é que realmente o usuário padrão ainda não esta preparado para um controle mais rigoroso de mecanismos de segurança. Para que este tipo de fraude acabasse, bastava uma simples consulta, por parte do usuário, ao site da Receita Federal, ou a qualquer site de empreso ou órgão a que se refira o email.

Lembre-se empresas, Órgaos federais, estaduais ou municipais dificilmente vão solicitar informações por email e, se mesmo assim você estiver na dúvida, busque a informação no site do local competente para o caso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s