OpenVPN Server

Bom amigos, quando postei falando sobre o uso do OpenVPN em meu powerbook, recebi alguns email solicitando que falasse um pouco mais sobre o servidor de VPN.

Destas solicitações surgiu a idéia de montar um how-to sobre a configuração de um servidor de VPN. Assim, coloquei a disposição dos interessados um how-to que fiz e que pode ajudar na configuração e manutenção do servidor. Uma pequena imagem para ilustrar como ficou a estrutura de uma rede após o openvpn server.

Implementando uma solução de VPN com o OpenVPN.pdf

18 thoughts on “OpenVPN Server

  1. Gabriel_Mega says:

    Bom dia, será que vc poderia me ajudar?
    Trabalho em uma Empresa que elabora Sistemas, sou responsável pela infra estrutura; como acessamos remotamente nossos clientes usamos vários tipos de programas para fechar a vpn, um deles é o OpenVPN. Acontece que no windows vista conseguimos fechar a VPN pelo OpenVPN, mas quando vamos conectar a estação de trabalho via Terminal Service e só conecta se eu criar as rotas manualmente toda vez que preciso conectar. Vc teria alguma solução para este problema?
    Desde já agradeço

  2. Gabriel,

    Aparentemente o problema é simples. No arquivo de configuração do OpenVPN, no meu caso gateway.conf você deve colocar a seguinte linha.

    push “rota que o cliente deve usar”

    Exemplo:

    push “10.10.1.0 255.255.255.240”

    Aqui o que esta acontecendo é que você esta levando a rota da rede interna para o cliente externo, possibilitando assim que ele possa usar o endereço ip interno da rede.

    Se você quizer ainda que todo o seu tráfego seja pela VPN coloque:

    push “redirect-gateway”

    Mas, acredito que somente a primeira opção já resolva o seu problema.

  3. Leandro says:

    Oi rmaues, Estou com o mesmo problema do Gabriel. Uso VPN pelo IPCOP. Onde colocaria essas linhas que citou acima? Ou tem outro jeito pelo IPCOP? Lembrando que esse problema só acontece no Windows Vista… Com Win 2000 e XP funciona sem problemas. Valeu.

  4. Marcos says:

    Configurei o openvpn server no RedHat9 está perfeito, nos clientes XP e 98 clientes está conectando normal, mas no vista está com problema, não consigo conectar, precisa fazer algo diferente? Obrigado

  5. Leandro says:

    Boa tarde Rodrigo,

    Desculpe a ignorancia, mas nao sei onde esta este arquivo de configuração do OpenVPN para altera-lo. Continuo com o problema das rotas. Conecta que é uma blz… Mas na hora de acessar a rede nao rola… Se tiver uma boa dica ai e passo a passo fico muito grato…

    Valeu e um abraço!

  6. Lenadro,

    Procure por openvpn.conf. A localização vai de acordo com a sua instalação, no meu caso eu coloquei dentro de /home/opnevpn mas isso não é obrigatório e nem sempre esta no mesmo lugar.

    Mas um find / -iname “openvpn.con” deve resolver.

    Boa sorte

  7. andre says:

    eu nao entendo nada de linux, tentei fazer algo pelo arquivo pdf, mas qdo vi estava para openbsd, eu gostaria q, se for possivel, fazer um tutorial para configuração do openvpn para xp.

    desde ja agradeço.

  8. Neip says:

    Rmaues,

    Eu pretendo usar o OpenVPN no IPCop, desta feita já criei um user no roadworrier e também já gerei o certificado, agora pretendo instalar o OpenVPN em um computador com o XP, depois de colar o certicado no directorio do PC com XP, devo fazer alguma alteração ou basta apenas conectar a VPN?
    Nunca usei o OpenVPN será primeira vez, podes me ajudar?

  9. Robson says:

    Boa Tarde,
    Sera que alguém poderia me ajudar,
    Trabalho em uma empresa que as vezes somos obrigados a usar OpenVPN por problemas no servidor.
    O que acontece é que eu uso um notebook com Vista enquanto os outros usam XP, Consigo me conectar normal no VPN mais não consigo acessar sistemas e os meio de comunicação da empresa que usamos.
    Sera que tem algum conflito, ? Ou alguma configuração adequada para usar no Vista, ?
    Agradeço,

  10. Marcos Melo says:

    Estou com problema para conectar usando open vpn, pois apresenta a seguinte mensagem:

    FlushIpNetTable failed on interface [66] {33EB5DCD-B948-4040-9E5E-69043AF922D4} (status=1168) : Elemento não encontrado.

    O que pode ser isto?

    Grato,

    Marcos Melo

  11. Luiz Henrique says:

    Instalei server openpn um Centos 7 e nas maquinas client XP, WINDOWS 7 e Windows 8 nos windows eu deixei tudo como serviço transparente para usuario. Porém não sei por que no Windows 8 o serviço sobe sem dar erro algum e nao funciona, entao eu fiz uma atalho do arquivnho do openvpn.conf no iniciar do windows bem Bat mesmo e quando liga o windows starta normal. Fica a dica.

Leave a Reply

